Quando se fala em marketing para estéticas automotivas, lava jatos, lava carros, oficinas, serviços rápidos o que é normalmente encontrado na internet é quase sempre a mesma coisa: Instagram, Tiktok, postagem e não muda muito além disso. A Pistão Web veio para falar de verdade sobre marketing. Sobre as ferramentas, as possibilidades, os meios, as estratégias e sobre a realidade do marketing. Muito além de instagram e tiktok. Vem conferir um pouco mais sobre eles:
Ao Infinito e além!!!
Primeiramente, vamos observar esta logomarca... Um astronauta montado num pistão, em direção ao Espaço. Ao conversar com o Wanderson e com o Thiago, perguntamos sobre o conceito da marca, e a resposta foi a mesma dos dois: Impacto visual a primeira vista por causa das cores e das curvas. O conceito dessa logo é chamar atenção. E foi feita de forma estratégica e proposital para isto. Mas chega de falar da logo, e vamos passar a palavra para o Wanderson, o fundador da Pistão;
Este sou Eu, Wanderson!!
O Conceito do que é Marketing na ótica da Pistão
E aí comandantes, Wanderson aqui, na frente do teclado. Vamos lá?
De forma bem rápida e objetiva, o conceito do marketing é:
Criar algo que faça com que o seu lucro aumente. FIM!
Isso é o conceito do que é marketing.
Agora, ferramentas que ajudam no marketing, são outra coisa. Aí nós aprofundamos no assunto do marketing e entramos em ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE MARKETING. Aí a conversa fica um pouco mais longa e mais ampla. Caso você queira saber mais sobre isso, entra lá no nosso laboratório de experiencias malucas, a PistãoLAB. Link aqui embaixo.
Mas deixa para acessar depois de ler esse contéudo top!
Como surgiu a Pistão
A ideia da Pistão surgiu em meados de Outubro de 2020, quando Eu, Wanderson e minha esposa começamos a desenvolver um produto para o mundo dos Campings e Pousadas de beira de estrada, para facilitar a vida do viajante / campista. Eu particularmente já trabalhava com marketing desde 2016. Desenvolvemos então, uma ferramenta que interagia diretamente com o Google, e essa ferramenta tinha como objetivo trazer o máximo de informações gerais locais em tempo real para qualquer viajante que estivesse procurando por campings ou pontos de apoio. Essa ferramenta se mostrou tão braba, tão braba, que ela por si só foi capaz de fazer um Camping, Hotel ou Pousada, qualqer um, chegar na 1° página do Google de forma orgânica em no máximo 3 meses. Nós piramos!
Não acreditamos naquilo e começamos a implantar em alguns outros modelos de negócio, como oficinas, empresas de ferragens, vidraçarias, academias, veterinárias, pet shop, e claro no segmento automotivo.
O resultado foi o mesmo. Sabendo disso, sentamos e programamos uma viagem que iria ser o nosso estudo de caso, para montar o modelo da empresa e começar a trabalhar!
Os 7600km de estrada!
Depois dessa etapa concluída, resolvemos meter o pé na estrada para fazer uma viagem em família, estudando a respeito dos campings e pousadas / pontos de apoio.
A viagem foi top, foram 40 dias de viagem. Saímos de Curitiba/PR e fomos até Maceió/AL surfando e acampando com 1 minivan modificada, com maleiro maluco no teto, um porta malas na cozinha e 3 crianças pequenas no banco de trás.
As decepções e ajustes técnicos
Depois da nossa viagem, estudo de caso e conhecimento presencial sobre os mais de 8 estados e 25 municípios que paramos, tinhamos um público, um produto TOP e agora precisavamos montar um plano de negócio com fluxo de caixa, entrada de capital, investimentos, marketing e outras particularidades. Conforme iniciamos nossas atividades, percebemos que o nosso público era muito "cabeça fechada" e vimos que o nível de investimento para educar e conscientizar o nosso público seria muto alto. Não iria compensar. Foi um banho de água fria nas nossas expectativas.
Decidimos buscar um outro nicho que fosse tão carente quanto os Campings, porém que o nível de consciência fosse mais elevado. E vrau! Foi aí que o Thiagão entrou na jogada.
O Thiagão!
O Thiago é um cliente da minha antiga agência, e ele já estava na busca em desenvolver algum serviço ou produto na web. Foi aí que eu vi a oportunidade de chamar ele para integrar a equipe do projeto que viria a se chamar Pistão em um futuro bem próximo.
Especialista em oficina mecânica, formado em gestão e com entendimentos sobre estratégias de marketing, era o cara que eu precisava para compor e complementar aquilo que eu não entendia.
Foi por meio do Thiago que me aprofundei mais no segmento automotivo. Mas a porta de entrada foi as oficinas mecânicas. Como já desempenhavamos atividades na empresa dele, que se chama Motors Machine, e que por sinal é uma oficina mecânica TOP aqui na Cidade de Curitiba, resolvemos começar a estudar o mundo da Estética automotiva. Desenvolvemos um produto para a Estética automotiva, testamos e...
O mesmo resultado! 1° Página do Google em 2 semanas.
Tinhamos que pesquisar mais a fundo esse mundo. Após um estudo minucioso sobre o mundo da Estética automotiva, vimos que os profissionais precisavam muito da nossa ajuda, então começamos a estruturar a nova empresa, com base naquele projeto que estava logo ali atrás, guardadinho na gaveta.
Foi assim que nasceu a Pistão Web!
De início, e com muita empolgação, chamamos alguns colegas e parceiros próximos para integrar o corpo da empresa, mas logo as coisas começaram a perder o foco, e antes da Empresa nascer de verdade, já tinhamos uma operação bagunçada, dividida e sem foco na missão e compromisso real. Cada um tinha uma opinião diferente da minha, e cada um queria implantar um serviço ou produto diferente que não tinha nada a ver com Marketing. Não demorou nada para os problemas surgirem. E aí entrou o nosso primeiro grande dilema:
Manter as pessoas que poderiam vender muito e trazer dinheiro rápido para dentro do caixa, ou manter o plano de negócio, foco e estrutura que demorou quase 23 meses para ser formada?
Tentamos priorizar o que era mais importante; e não houve diálogo acertivo entre todos nós. Decidi então priorizar o foco e todo o nosso planejamento de quase 02 anos. Alinhei com o Thiago e com o resto da equipe tudo o que estava acontecendo, relembrei a todos da nossa missão e valores e tive que botar a casa em ordem.
Conversas difíceis são necessárias para as coisas acontecerem da forma correta! E aqueles que não estão prontos para terem conversas difíceis, vão ter que enfrentar problemas mais difícieis ainda.
Coloquei essa informação acima, para deixar claro que toda empresa passa por situações difíceis, onde os sócios precisam ter conversas decisórias. E normalmente evitar, ou adiar essas conversas só pioram as coisas no médio e longo prazo.
De lá para cá, com a casa ajeitada, foco alinhado e na direção correta, já conseguimos alguns contratos de marcas relevantes no segmento da Estética, inclusive o contrato da Detailer Fest. Mas isto é apenas o começo.
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O futuro é agora!
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