top of page
Marketing Detailer Fest

Tipos de vernizes automotivos

Para uma pessoa que se importa com a estética e a pintura do carro é fundamental que ela tenha uma cobertura bem-feita da sua pintura, que chame atenção pelo seu brilho e uniformidade.


Para que uma pintura seja bem-feita é preciso que seja feita de camadas uniformes e brilhantes, por esse motivo são utilizados alguns tipos de tintas, entre elas o verniz.

No texto de hoje nós falaremos um pouco sobre os tipos de vernizes automotivos, a sua dureza, como aplicá-las e sobre polimento cristalizado.

Se você gostou do nosso tema de hoje e quer saber um pouco mais sobre ele, continue lendo conosco e se possível aplique alguma dessas dicas no seu dia a dia.

Boa leitura!



O que é verniz?

Para que você entenda como pode ser bem aplicado, qual é a sua serventia na pintura e como isso pode ajudar no polimento cristalizado, é necessário que você entenda o que é o verniz.

Verniz se trata de uma película que dá um acabamento transparente e tem a função de dar brilho e proteger a superfície que está sendo envernizada, fazendo com que um produto protegido tenha uma maior fixação.

Além disso, o verniz pode proteger de arranhões e de alguma substância que pode estragar a pintura do seu carro. Entretanto é necessário lembrar que esta camada é tão fina quanto um fio de cabelo.



Tipos de pintura

Para que você saiba onde o verniz e como o polimento cristalizado é utilizado, é necessário que você entenda um pouco sobre os tipos de pinturas automotivas.


Pintura sólida



Esse tipo de pintura é bastante básica e bem utilizada na grande maioria dos veículos, são os carros tradicionalmente brancos, pretos ou vermelhos.

Esse tipo de tinta que é utilizado na pintura contém poliéster ou poliuretano, entretanto o que diferencia mais um do outro é que o poliéster necessita da cobertura do verniz e o poliuretano não.

Esta pintura é mais em conta pois é mais simples de ser feita e é mais fácil de ser encontrada, fazendo com que o valor do carro se mantenha.


Pintura metálica



Este tipo de pintura costuma ser um item adicional, ou seja, aumenta o preço do automóvel e tem esse nome porque a tinta utilizada contém pigmento de alumínio.

A pintura metálica faz com que o carro quando recebe luz reflita de forma mais intensa, a cor que está na sua lataria fica em destaque dando a impressão que o carro está mais limpo e mais brilhante do que realmente pode estar.

Esse tipo de pintura é um pouco mais frágil e necessita de alguns cuidados especiais na sua manutenção para que continue com o brilho


Pintura perolizada



Esse tipo de pintura tem a sua base em um pigmento mineral e pó de pérola, fazendo com que carro pareça ter cores diferentes.

Esta pintura pode ser um pouco mais cara, entretanto dá um charme diferente à cor do carro que foi escolhida.

Como podemos observar acima a pintura sólida necessita do verniz, então agora nós falaremos um pouco sobre os tipos de verniz que podem ser utilizados.


Tipos de vernizes

Identificar o tipo de verniz que está no meio pode não ser uma missão fácil para quem está iniciando no ramo, por esse motivo hoje nós falaremos a diferença entre os vernizes e como identificar.


Verniz macio

Esse tipo de verniz é um pouco mais delicado, portanto você não precisa trabalhar de forma agressiva para tirar pequenos riscos, riscos profundos ou até mesmo queimaduras leves.

Mas por ser mais sensível é possível que cause mancha de arranhões se utilizar os produtos inadequados na hora do reparo.

Geralmente é possível encontrar esse tipo de verniz em carros de fábrica japoneses, coreanos ou chineses, o lixamento desse tipo de verniz é indicado para repintura ou riscos muito profundos.

Verniz médio

Este tipo é muito conhecido por ser o meio termo e fornecer a possibilidade de quem está fazendo a manutenção do veículo realizar o processo de corte sem que coloque muita pressão ou esforço.

É comumente encontrado em carros americanos, italianos, ingleses, suecos, alemães e franceses, o lixamento é indicado apenas em casos de repintura, manchas ou riscos profundos.

O interessante é que a boina e o produto utilizado para realizar corte, refino e lustro devem ser adequados pois, podem causar comprometimento da matéria-prima.


Vernizes duros

Esse tipo de verniz é mais encontrado em carros esportivos como em veículos da Audi, BMW e Ferrari.

Para remover riscos profundos é necessário que você utilize um pouco mais de força e de jeito para que seja feita a maior pressão.


Técnica para confirmação da pintura


Polimento cristalizado

Esse tipo de técnica é responsável pela manutenção da pintura acrílica, porque uma resina é colocada e forma uma camada protetora sobre a pintura do carro, evitando assim riscos e manchas.

Esse tipo de polimento só deve ser feito no máximo durante três vezes na vida útil do carro, pois, quando feito com muita frequência pode mais prejudicar do que proteger.

A principal vantagem do polimento cristalizado é que ele protege a camada de tinta e a de verniz que é aplicada, fazendo com que a pintura fique muito mais protegida.


Quem geralmente cuida do verniz do carro?

O verniz do carro faz parte do processo de pintura, ou seja, profissionais de detalhamento automotivo são responsáveis por essa parte, fazendo com que melhorem as condições físicas do carro deixando o mesmo com aparência de novo.


Como eu posso me tornar um profissional do detalhamento automotivo?

Nos dias de hoje é muito mais simples se tornar um profissional do detalhamento automotivo. É possível que você realize cursos presenciais ou online, auxiliando na sua formação.

Para você que deseja realizar um curso em detalhamento automotivo e polimento cristalizado, é possível ter o domínio sobre as técnicas que cuidam do carro, preservando a sua beleza e melhorando seu desempenho.

Se você deseja aprender mais sobre o que foi falado é possível através da Detail Skull Brasil, do Rômulo Karls, podendo ter acesso a várias técnicas do detalhamento automotivo, incluindo aulas sobre polimento cristalizado.


Conclusão

No texto de hoje conversamos um pouco sobre os tipos de vernizes, sua dureza, como e onde encontrar cada um, além de falar sobre a técnica de polimento cristalizado, responsável por conservar ainda mais a pintura e a envernização.

Se gostou do texto de hoje e deseja saber mais sobre, basta nos seguir no Instagram da Detailer Fest Brasil ou Detail Skull Brasil, além dos nossos canais no YouTube Detailer Fest Brasil e Detail Skull Brasil.


whatsapp.webp
bottom of page